Instruções

VEJA ABAIXO AS INSTRUÇÕES PARA SE INSCREVER E ENVIAR RESUMOS E TRABALHOS PARA MINICURSO, PÔSTER, AGLOMERADO, GT, OFICINA E AS RECOMENDAÇÕES PARA ENVIO DE MATERIAIS COMPLEMENTARES.

Matrícula em Minicurso: Vá direto à sua “área do inscrito” que lá você encontrará a opção “Inscrição em Minicurso”, a partir da qual se abrirá um menu com a lista de minicursos ofertados. A descrição completa dos minicursos ofertados pode ser vista a partir do botão “Minicursos Ofertados” à esquerda da página inicial do site. A Comissão Organizadora se reserva o direito de condicionar o oferecimento de um minicurso à matrícula de um mínimo de 20 alunos. No caso da Comissão Organizadora cancelar um minicurso, o valor da matrícula será devolvido.

Intervenção em Aglomerado / Proposta de Aglomerado: um aglomerado não é definido a priori, mas se configura a posteriori como um resultado das propostas recebidas. Um aglomerado é uma experiência coletiva de construção, em fluxo, de um espaço para discussões em Estudos de Ciências e Tecnologias, organizado em torno de temas/problemas (e não de disciplinas). Um aglomerado está pensado para ser uma experiência que tem o objetivo de criar espaço para discussões com apresentações ou intervenções orais curtas, que são agrupadas ao redor de um problema. A configuração inicial para a formação de aglomerados foi obtida a partir das propostas recebidas na fase de organização. O problema/tema de uma intervenção em AGLOMERADO deverá ser indicado preferencialmente em uma única locução, para facilitar a justaposição das intervenções (exemplos: lixo hospitalar, transporte público, deficiência burocrática, avaliação da produção acadêmica). São bem-vindas pesquisas já acabadas ou em andamento, na forma de textos a serem lidos ou objetos tais como fotos, vídeos, músicas acompanhados de comentários de âmbito acadêmico — tudo muito rapidinho, tempo máximo de uma intervenção: 5 minutos. O espaço de um aglomerado é uma seção plenária (auditório de 50 a 100 pessoas) sem seções paralelas. A intenção é evitar sessões paralelas para aglomerados, ampliar a possibilidade de participação coletiva nos debates, criar possibilidade de discussão de temas candentes e abrir espaço para propostas ‘em ação’ de apresentações de opinião, pesquisas ou avaliações não concluídas que possam se enriquecer com o debate aberto de ideias. Os inscritos se sucedem até que todos tenham feito suas intervenções. Cada plenária comporta entre 18 e 30 intervenções, aproximadamente. A partir do número de inscritos poderão ser organizadas várias plenárias.

Resumindo, quanto ao(s) aglomerado(s),

1) o tempo pleiteado para cada intervenção é de no máximo 5 minutos;

2) o ambiente de um aglomerado será um ambiente plenário;

3) a participação em um aglomerado não impede a participação nas outras modalidades;

4) as falas de todas as intervenções serão gravadas e disponibilizadas na Internet;

5) os participantes dos aglomerados receberão certificados de apresentação oral.

Para inscrever sua participação em um aglomerado vá direto à sua “Área do Inscrito” e clique em “Inscrição de Proposta ou Trabalho”. A partir do menu que se abre em “Modo de Apresentação”, escolha “Intervenção em AGLOMERADO”. Marque a sua primeira, e também uma segunda, opção para a alocação de sua intervenção. A descrição estendida dos aglomerados aprovados pode ser vista a partir do botão “Aglomerados Aprovados” à esquerda da página inicial do site. Agora, se você acha que a sua intervenção não ressoa com nenhum aglomerado aprovado, você pode fazer uso da opção “Proposta de AGLOMERADO” que consta do mesmo menu que se abre a partir do “modo de apresentação” para submeter sua intervenção que se tornará uma nova proposta de aglomerado. Ou seja, neste caso, se aprovada, sua intervenção se torna uma nova proposta de aglomerado que passará a estar visível no menu a partir de “Intervenção em Aglomerado” para quem submeter trabalhos após você. Toda experiência de criação é arriscada, mas se você chegou até aqui na leitura desta chamada, convidamo-la/o a enviar sua “Intervenção em AGLOMERADO” ou “Proposta de AGLOMERADO” com palavra-locução chave e o tempo pleiteado.

Outras observações sobre fazer Aglomerados: os Aglomerados visam também dar visibilidade às redes (para que saibamos da nossa existência recíproca e nos conheçamos). Na experiência de criação de espaço que o Grupo NECSO / UFRJ fez em 2013, denominada “Ator-Rede e além … no Brasil? As teorias que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá?” (disponível em http://www.necso.ufrj.br/ator-redeealem/), durante a qual surgiu a palavra “aglomerado”, as relações ou ressonâncias apareceram como vibrações ao redor de certas palavras: corpo, direito, desafios, informática, controvérsias, currículos, o lugar, política e limites, produção de testemunhos, comunicação, conhecimento, recalcitrância, política, lixo, aborto, dispositivo e práticas, matemática, Lado B. As propostas foram então reunidas em “aglomerados” (felizmente escapamos da palavra “cluster”). Dessa experiência resultou também um livro que pode ser baixado de http://livroator-rede.blogspot.com.br/. Esta foi uma experiência mas isso não quer dizer que o espaço de aglomerados no VI ESOCITE.BRasil TECSOC acabará por se configurar desta maneira.

Resumo para Grupo Temático e Oficinas: Os resumos para GTs e Oficinas devem ter no máximo 2400 caracteres, com brancos inclusos. Resumos devem incluir os principais argumentos, metodologia, e sua contribuição para a literatura dos estudos de ciências-tecnologias-sociedades (CTS). Os títulos não devem exceder 200 caracteres, brancos inclusos, com apenas a primeira letra em maiúsculo. Para inserir seu resumo vá direto à sua “área do inscrito” e clique em “inscrição de proposta ou trabalho”. A partir do menu que se abre em “modo de apresentação” escolha “Resumo para GT APROVADO” . Indique a primeira opção de alocação do seu resumo, seguida de segunda opção.

A descrição completa dos GTs aprovados pode ser vista a partir da página inicial no botão à esquerda “GTs Aprovados”. Mas se você achar que seu resumo não se encaixa em nenhum GT aprovado você poderá, no mesmo menu, fazer uso da opção “Resumo que não se enquadra em nenhum GT APROVADO” para que a Comissão Organizadora aloque sua proposta (a Comissão Organizadora poderá criar GTs para resolver este tipo de caso).

Os resumos devem ser pensados tendo em vista sessões de GTs de 90 minutos, com quinze minutos para cada apresentação. Uma sessão típica pode ter quatro trabalhos, um debatedor e um intervalo para discussão aberta. Alternativamente, também como sugestão inicial, uma sessão de GT poderá ser em princípio composta por 5 apresentações de 15 minutos seguidos de 15 minutos de discussão. A Comissão Organizadora pode alocar resumos adicionais para GTs propostos para atender à composição típica de uma sessão. Como informação, em princípio um GT será composto por no mínimo 09 e no máximo 15 trabalhos que terão lugar em sessões de 90 minutos.

Devido ao contínuo aumento do número de submissões e ao desejo de incluir o máximo possível de participantes nas atividades do 7º ESOCITE.BR TECSOC, como anunciado na chamada dos trabalhos, cada participante será limitado a apenas um trabalho individual em GT. Cada participante poderá também ser coautor de um outro trabalho em GT ou participar de uma Oficina, isto é, cada participante poderá estar envolvido no máximo duas vezes como autor individual de trabalho em GT e/ou Oficina, excetuando-se os casos em que o co-autor for orientador do autor do trabalho.

Todos os autores que tiverem propostas de trabalho aprovadas nos GTs deverão submeter também, por meio do site do Simpósio, uma versão na íntegra do trabalho aprovado, até o dia 05 de setembro de 2017. Os trabalhos enviados serão disponibilizados para consulta geral no site do simpósio. Todos devem seguir a seguinte formatação:
       Formato PDF.
       Página de rosto (capa), com as seguintes informações:
              Grupo Temático: [INDICAR NOME DO GT]
              Título do Trabalho [idêntico ao que foi registrado no momento da inscrição]
              Nome completo e instituição do(s) autor(es)
              Fonte: Arial, tamanho 12;
              Espaçamento entre linhas de 1,5;
              Entre 10-20 páginas.

Clique aqui para acessar a lista de GTs aprovados.

Participação em Oficina: Vá direto à sua “área do inscrito” e clique em “inscrição de proposta ou trabalho”. A partir do menu que se abre em “modo de apresentação”, você encaminha sua participação à coordenação da Oficina fazendo uso da opção “Participação em OFICINA”. O texto deverá ter no máximo 2400 caracteres. Uma Oficina visa a finalização conjunta de um “objeto”, por exemplo, um texto, uma aula, uma demonstração, um vídeo, a definição de um termo ou categoria, uma tomada de posição política academicamente referenciada, etc. O espaço de no máximo 2400 caracteres serve para você dizer como você estará equipado e como poderá contribuir para que esta tarefa seja bem sucedida no sentido de cumprir seu objetivo. A descrição completa das oficinas aprovadas encontra-se a partir do botão “Oficinas Aprovadas” à esquerda da página inicial do site. Uma Oficina terá um lugar definido mas em princípio não estará subordinada à divisão prévia em sessões, embora a distribuição das tarefas deva ser compatível com a grade de horário do evento. Os títulos não devem exceder 200 caracteres, brancos inclusos, com apenas a primeira letra em maiúsculo.

Se não quiser fazer uso do espaço de 2400 caracteres para dizer como está equipada/o para participar da Oficina, basta escrever “Nada a acrescentar.” naquele espaço.

A função dos “arquivos complementares” ou “material complementar” varia conforme a modalidade:

1) Para Oficina: é um arquivo com algum recurso / ferramenta / referência que o participante ache que é uma boa contribuição para o que vai acontecer na Oficina.  

2) Para Pôster: é um arquivo com a imagem do pôster

3) Para Aglomerado: está pensado como um arquivo com o material multimídia que será colocado em cena durante a intervenção do participante.

4) Para GT: é um arquivo como o artigo completo, que o participante pode mandar mas não é obrigatório (os

artigos completos recebidos estarão nos anais, mas não serão avaliados).

 

Especificamente,

Submeter arquivos complementares de resumos

a) Os arquivos deverão ser salvos na extensão pdf e serão reproduzidos nesse mesmo formato. Os arquivos multimídia serão referenciados no arquivo de texto em pdf sob a forma de um link para algum provedor de arquivos (por exemplo: youtube, dropbox, google drive, etc);

b) O texto deve conter até 20 páginas;

c) Fonte: Times New Roman 12 e espaçamento 1,5, justificado;

d) Tamanho e formato na página:  A4. Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm.