Aglomerados

AGLOMERADOS: UM ESPAÇO INTEGRADOR DE INTERVENÇÕES

 Conclusão da Segunda Chamada para aglomeração

Concluímos nessa semana a segunda chamada de aglomerações.

Na tabela que encaminhamos agora, vocês vão notar algumas mudanças. Incluímos as novas propostas que recebemos na última semana.  Além disso, sugerimos algumas aglomerações, numa tentativa de nos encaminhar para alguma coisa parecida com uma “geleia contínua com algumas densidades”.  Essa é a figura que buscamos.  Não veremos mais a divisão por temas.

 

1 A epistemologia do fracasso
2 epistemologia contemporânea na ciência
3 crise, inovação e superação
4 é possível fazer ciência na adversidade?
5 a criação da world wide web
6 impactos socioeconômicos da World Wide Web
7 produção de tecnologias sociais
8 ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
9 ciência moderna e contemporânea
10 ciência, tecnologia e globalização
11 conhecimento científico e modernidade
12 ciência, cientistas e bem-estar social
13 contemporaneidade, produção científica e tecnológica
14 política, meio ambiente e a World Wide Web
15 divulgação científica através da world wide web
16 …..e a Ágora virtual , inovação, diversidade e cidadania
17 As obras de Álvaro Vieira Pinto e a construção do pensamento filosófico nacionalista
18 As categorias orientadoras do desenvolvimento nacionalista
19 O conceito de técnica no pensamento de Álvaro Vieira Pinto
20 A ideologia do desenvolvimento nacional
21 A produção da própria ciência para o desenvolvimento nacional.
22 crença e tecnologia
23 fogo amigo na tecnociência
24 mitos
25 ciências e tecnologias
26 impactos sociais das tecnologias
27 a verdade científica como dispositivo de comunicação
28 ciências e comunicações: aliadas ou aliciadas? uso do fazer científico, traduções e traições, fatos ou não.;
29 impactos científicos dos meios de comunicação.
30 ciências e tecnologia invadem o cotidiano
31 impactos sociais da ciência e tecnologia
32 produção tecnológica e bem-estar social
33 ciências e mulheres
34 o papel das mulheres na ciência
35 personalidades femininas e a ciência moderna
36 identidade, gênero e epistemologia.
37 formação docente em ciências na Amazônia
38 estratégias de formação de professores para uma formação democrática
39 formação de formadores na Amazônia
40 ciência, tecnologia e sociedade amazônica
41 abordagens pedagógicas para a formação docente
42 contexto amazônico e formação de professores em CTS/CTSA
43 Amazônia em rede e a formação docente.
44 a formação de professores de educação básica através do ensino investigativo
45 a lei 10639/03 e o ensino de Ciências
46 professores colaboradores
47 avaliação do trabalho docente
48 qualis capes
49 formação continuada
50 formação inicial
51 implicações ontológicas e a preparação para atuação holística.
52 jogos didáticos e enfoque CTS
53 trabalho alienado e diversão na internet
54 produção didática com enfoque CTS/CTSA
55 ludicidade
56 propostas pedagógicas
57 metodologias ativas de aprendizagem
58 metodologias de ensino
59 propostas pedagógicas com enfoque CTS/CTSA
60 direitos das pessoas com deficiência
61 ensino inclusivo: qual o papel da ciência?
62 do luxo ao lixo
63 lixo tecnológico
64 nanoresíduos
65 Século XXI, um novo Paradigma. A era da obsolescência?
66 impactos sociais
67 produção tecnológica e meio ambiente
68 despertar, reciclar, inovar para incluir (emprego e renda).
69 e agora José, cortaram a araucária, que em lenha e cinza virou
70 o papel do cidadão como mediador junto as instituições (coercitivas) para  prevenir e inibir atos contra o meio ambiente, cidadania e legislação

 

Na próxima semana vamos organizar uma última rodada e começar a organizar nossa sessão plenária de discussão.

 

Continua o convite:

Você quer propor um tema que possa atrair novos participantes?

Você quer fazer uma breve exposição sobre um assunto que te motiva (te incomoda, te revolta, te maravilha, te entusiasma)?

Estamos aguardando a sua participação nos aglomerados 2017.

 

Envie o título de sua proposta para o mail aglomerados2017@gmail.com.

Veja aqui a descrição do espaço de aglomerados no ESOCITE 2015

 

 

Segunda Chamada para aglomeração

Concluímos nessa semana a primeira chamada de aglomerações. Recebemos 20 propostas, que foram organizadas em temas, como descrito a seguir:

 

1  epistemologia do fracasso epistemologia do fracasso; epistemologia contemporânea na ciência; crise, inovação e superação.
2 www a criação da world wide web; impactos socioeconômicos da World Wide Web; produção de tecnologias sociais; ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; ciência moderna e contemporânea; ciência, tecnologia e globalização; conhecimento científico e modernidade; ciência, cientistas e bem-estar social; contemporaneidade, produção científica e tecnológica; política, meio ambiente e a World Wide Web; …..e a Ágora virtual , inovação, diversidade e cidadania.
3 ciências e mulheres ciências e mulheres; o papel das mulheres na ciência; personalidades femininas e a ciência moderna; identidade, gênero e epistemologia.
4 testemunhos e discussões sobre crimes ambientais e seus dispositivos legais e agora José, cortaram a araucária, que em lenha e cinza virou; o papel do cidadão como mediador junto as instituições (coercitivas) para  prevenir e inibir atos contra o meio ambiente, cidadania e legislação
5 formação docente formação docente em ciências na Amazônia; estratégias de formação de professores para uma formação democrática; formação de formadores na Amazônia; ciência, tecnologia e sociedade amazônica; abordagens pedagógicas para a formação docente; contexto amazônico e formação de professores em CTS/CTSA; Amazônia em rede e a formação docente.
6 Álvaro Vieira Pinto As obras de Álvaro Vieira Pinto e a construção do pensamento filosófico nacionalista; As categorias orientadoras do desenvolvimento nacionalista; O conceito de técnica no pensamento de Álvaro Vieira Pinto; A ideologia do desenvolvimento nacional; A produção da própria ciência para o desenvolvimento nacional.

 

7 direitos das pessoas com deficiência direitos das pessoas com deficiência
8 crença e tecnologia crença e tecnologia; mitos, ciências e tecnologias; impactos sociais das tecnologias
9 trabalho docente professores colaboradores; avaliação do trabalho docente; qualis capes;  formação continuada; formação inicial; implicações ontológicas e a preparação para atuação holística.
10 ciências e comunicações ciências e comunicações: aliadas ou aliciadas?  uso do fazer científico, traduções e traições, fatos ou não.; impactos científicos dos meios de comunicação.
11 jogos jogos didáticos e enfoque CTS; trabalho alienado e diversão na internet; produção didática com enfoque CTS/CTSA; ludicidade;
12 enfoque CTS jogos didáticos e enfoque CTS; propostas pedagógicas; metodologias ativas de aprendizagem.
13 lixo do luxo ao lixo; lixo tecnológico; nanoresíduos; impactos sociais; produção tecnológica e meio ambiente;  despertar, reciclar, inovar para incluir (emprego e renda).
14 metodologias de ensino metodologias de ensino; propostas pedagógicas com enfoque CTS/CTSA
15 ciências e tecnologias invadem o cotidiano ciências e tecnologia invadem o cotidiano; impactos sociais da ciência e tecnologia; produção tecnológica e bem-estar social.

 

Iniciaremos agora a segunda rodada.

Você quer propor um tema que possa atrair novos participantes?

Você quer fazer uma breve exposição sobre um assunto que te motiva (te incomoda, te revolta, te maravilha, te entusiasma)?

Estamos aguardando a sua participação nos aglomerados 2017.

 

Envie o título de sua proposta para o mail aglomerados2017@gmail.com.

Veja aqui a descrição do espaço de aglomerados no ESOCITE 2015

 

 

Chamada para proposição de temas/problemas

 

PROPOSTA DE CRONOGRAMA: ​

23 de março: anúncio da criação do espaço de aglomerados no VII ESOCITE.BR /TecSoc

05 de agosto: divulgação da página dos aglomerados do VI ESOCITE.BR/TecSoc

05 de agosto: início da chamada para proposição de temas/problemas para aglomerações

19 de agosto: divulgação dos aglomerados e convocação das intervenções

Até o dia 30 de setembro: a cada sábado, divulgação das reconfigurações dos aglomerados

De 30 de setembro a 5 de outubro: configuração final do espaço de aglomerados

 

O Espaço de Aglomerados é um fórum interdisciplinar onde todas as fronteiras são flexíveis e negociáveis. Como ponto de partida para a organização desse espaço solicitamos aos participantes do VII ESOCITE.BR/TecSoc um conjunto de temas/problemas motivadoras de intervenções. Pode ser uma questão cotidiana, um assunto ou episódio que nos afeta (emociona, incomoda, mobiliza), mas também pode ser uma questão acadêmica ou tema de pesquisa. A ideia é configurar um espaço de reflexão apartado das imposições disciplinares, em que os proponentes possam provocar reações que se manifestarão nas intervenções.

A partir desses temas/problemas faremos a chamada para curtas intervenções (de 3 a 5 minutos), onde o participante do VII ESOCITE.BR/TecSoc possa, sucintamente e convincentemente, expor um ponto de vista, elaborar uma reflexão, compartilhar uma experiência, ou o que lhe for conveniente, da maneira que lhe for conveniente (comunicação oral, encenação, exposição de imagem ou vídeo, declamação poética, performance).

Os participantes serão também convidados a participar da elaboração do espaço, definição dos acordos e maneiras de organizar o tempo/espaço, a partir de hoje até o dia da realização do evento. O espaço de aglomerados assume a forma indicada por seus participantes. Por exemplo, em 2015, o espaço de aglomerados do VI ESOCITE.BR/TecSoc, pode ser visto/ouvido no site pós evento ou no blog de percurso.  Houve também publicação de trabalhos nos anais do congresso. Neste ano, estamos propondo a construção do site concomitante com a construção do evento, a partir da página inicial https://aglomeradosrio2015.wixsite.com/aglomeradosdf2017.

Iniciamos nesta mensagem a chamada para proposição de tema/problemas:

– Preferencialmente, cada tema/problema deve ser expresso em uma única locução, para facilitar a aglomeração das intervenções (exemplos: lixo hospitalar, transporte público, deficiência burocrática, avaliação da produção acadêmica). A princípio, não haverá resumo, nem texto explicativo, portanto é importante que essa locução expresse com clareza a questão que o proponente quer provocar.

– No percurso de construção, os temas/problemas podem também ser aglomerados, reconfigurando-se conforme o perfil dos participantes.

Envie uma proposição de tema/problema para os aglomerados pelo mail: aglomerados2017@gmail.com

Agradecemos a todos pela leitura deste texto e convidamos a participar!

 

A comissão organizadora dos Aglomerados IIV ESOCITE.BR/TecSoc:

Daniele Santos (daniele@hcte.ufrj.br) HCTE-UFRJ

Edu Nazareth (edu@hcte.ufrj.br) HCTE-UFRJ

Isabel Cafezeiro (isabel@hcte.ufrj.br) UFF, HCTE-UFRJ

Ivan da Costa Marques (imarques@ufrj.br) – HCTE-UFRJ