Aglomerados

AGLOMERADOS: UM ESPAÇO INTEGRADOR DE INTERVENÇÕES

  

Criação de um Espaço de Aglomerados no VII ESOCITE.BR/tecsoc

Estamos iniciando os trabalhos no sentido de dar uma forma ao Espaço de Aglomerados do VII ESOCITE.BRTECSOC. Todos que leem esse texto estão convidados a participar dessa empreitada.

 A sugestão inicial é a construção de um espaço onde todas as fronteiras sejam flexíveis e negociáveis. O ponto de partida para a construção da proposta são rápidas intervenções (de 3 a 5 minutos), nas quais o proponente possa expor seu ponto sucintamente e convincentemente, da maneira que lhe for mais conveniente (comunicação oral, encenação, exposição de imagem ou vídeo, declamação poética, performance). 

Pensamos nos aglomerados como um espaço de reflexão apartado das imposições disciplinares. Por isso, o elemento de ligação das intervenções em um aglomerado seria o problema/tema expresso no título. Preferencialmente, seria expresso em uma única locução, para facilitar a aglomeração das intervenções (exemplos: lixo hospitalar, transporte público, deficiência burocrática, avaliação da produção acadêmica).

O Espaço de Aglomerados seria uma ou mais sessões plenárias, evitando sessões paralelas ou simultâneas para ampliar possibilidades de participação coletiva nos debates, criar possibilidades de discussões de temas candentes e abrir espaço para propostas como se elas estivessem ‘em ação’ ao longo das apresentações das opiniões, das pesquisas ou das avaliações não concluídas que possam se enriquecer com os debates abertos de ideias.

Esse é o nosso pontapé inicial. A partir daqui, tudo é negociável dentro da proposta de organização de um espaço onde o percurso de construção seja tão relevante quanto os minutos finais de apresentação.

Em breve divulgaremos outras informações e faremos a primeira chamada de participação.

 

Parafraseando Mário Quintana quando ele diz:

“Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente… e não a gente a ele!’

Diríamos que gostaríamos que:

”Os nossos bons aglomerados seriam aqueles que nos dessem a impressão de que eles estariam aglomerando a gente… e não a gente a eles!”

Aglomerantes, sejam bem-vindos e bem-vindas !

Vamos juntos aglomerar nossas ideias, propostas, questões, reflexões, etc